segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FOTOS DA FEIRA CULTURAL AFRODESCENDENTE EM CAMPESTRE DO MARANHÃO.

O interesse pela cultura afro-brasileira manifesta-se pelos muitos estudos nos campos da sociologia, antropologia, etnologia, música e linguística, entre outros, centrados na expressão e evolução histórica da cultura afro-brasileira.


ALUNOS DO 1º ANO A MATUTINO COM O TEMA ESCRAVIDÃO.


Alguns infiltraram-se nas religiões afro-brasileiras, como é o caso de João do Rio, com esse propósito; outros foram convidados a fazer parte do Candomblé como membros efetivos, recebendo cargos honorificos como Obá de Xangô no Ilê Axé Opô Afonjá e Ogan na Casa Branca do Engenho Velho, Terreiro do Gantois, e ajudavam financeiramente a manter esses Terreiros.



ALUNAS DO 3º ANO A VESPERTINO COM AUTORES AFRODESCENDENTES.


Muitos sacerdotes leigos em literatura se dispuseram a escrever a história das religiões afro-brasileiras, recebendo a ajuda de acadêmicos simpatizantes ou membros dos candomblés. Outros, por já possuírem formação acadêmica, tornaram-se escritores paralelamente à função de sacerdote, como é caso dos antropólogos Júlio Santana Braga e Vivaldo da Costa Lima, as Iyalorixás Mãe Stella e Giselle Cossard, também conhecida como Omindarewa a francesa, o professor Agenor Miranda, a advogada Cléo Martins e o professor de sociologia Reginaldo Prandi, entre outros.



EDIMILSON, DIÊGO, JORGE E BRUNA COM O TEMA CRIACIONISMO.

Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantém quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso do Candomblé e do Xangô do Nordeste; outras formaram-se através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. Em maior ou menor grau, as religiões afro-brasileiras mostram influências do Catolicismo e da encataria europeia, assim como da pajelança ameríndia. O sincretismo manifesta-se igualmente na tradição do batismo dos filhos e o casamento na Igreja Católica, mesmo quando os fiéis seguem abertamente uma religião afro-brasileira.



Os negros trazidos da África como escravos geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer através de prática secreta ou o sincretismo com o catolicismo.

3 comentários:

Professora Edicleuma disse...

Um dia você aprende que verdadeiras amizades
continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Não deixemos que pequenas coisas quebrem amizades...
Tenham uma ótima vida, beijos!

Unknown disse...

Oi, essa feira foi demais, eu sou esse do canto esquerdo da foto próximo à televisão, meu tema foi o Criacinismo em várias religiões - Yorubá, Judaica, Cristã e Islâmica - gostei bastante da feira, afinal, foi a primeira que eu apresentei, sinceramente, professora Edicleuma e demais que organizaram MEUS PARABÉNS, foi a primeira grande idéia que o corpo docente teve, de tudo se aproveitou, serviu inclusive para dar um trato na escola que, vamos combinar, precisa..
kkk
mas sério, todos do 3º ano "B" turma de 2010 vespertina amamos

Unknown disse...

A sabedoria é saber o que se deve fazer; a virtude é fazê-lo.´PARABENS A TODOS !!!