quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SURFING THE WEB


APRESENTAÇÃO:

            O presente projeto possui natureza interdisciplinar pode ser desenvolvidas com as disciplinas de Matemática, Ciências e Física. Onde serão realizados pelos alunos em grupo. A concepção do trabalho em grupo se fundamenta na sóciointeração de aprendizagem.

TEMA:
           
v  Internet – amiga ou inimiga?

TÍTULO:

v  Surfing the web (surfando na web)

DURAÇÃO:

v  Três aulas (50 min cada)

TURMA:

v  3º ano A e B do Ensino Médio.

PROFESSORES RESPONSAVEIS:

v  Edicleuma Nery de Sousa – Língua Inglesa
v  Rubens Alves – Matemática
v  Agnaldo Resende - Física

OBJETIVOS:

v  Oferecer oportunidades de emprego do vocabulário relacionado ao tema.
v  Abordar assuntos relacionados ao tema a partir da produção oral.
v  Desenvolver a habilidade de compreensão global e específica de informações

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

       I.            Levantar dados sobre os hábitos de pesquisa na internet;
    II.            Pesquisar termos em inglês relacionados às tecnologias e a internet;
 III.            Apresentar as informações colhidas através de gráficos ou tabelas;
 IV.      Levantar questionamentos sobre o tempo gasto e o objetivo ao utilizar a internet;
    V.            Refletir sobre sugestões para melhorar a utilização da internet.

ATIVIDADES PROCEDIMENTAIS

           PRIMEIRA AULA: separam-se os alunos em grupos que organizam questionários sobre a temática proposta (utilização cotidiana da internet). Os grupos entrevistam um número específico de participantes.
            SEGUNDA AULA: as informações coletadas devem ser organizadas e expostas através de gráficos e/ou tabelas.
            TERCEIRA AULA: debate sobre as melhores maneiras de se utilizar a internet. Pesquisas em sites para incrementar as sugestões propostas.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

v  HUMANOS: professores e alunos;
v  MATERIAIS: cartazes, pincéis, réguas, calculadoras, revistas, tesoura, cola, computador com acesso à internet.

AVALIAÇÃO

      Observação dos pré-requisitos necessários à compreensão dos educandos         A avaliação contínua do processo ensino e aprendizagem são de suma importância para que se analise o aproveitamento do projeto.
            Verificação se os objetivos foram atingidos a contento.

BIBLIOGRAFIA

MARQUES, Amadeus. On stage: Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2010.